Uso da polêmica do consumo de bebidas alcoólicas em estádios na copa do mundo de 2014 como tema gerador de debates a abordagens contextualizadas e preventivas

Autores

  • Luís Victor dos Santos Lima
  • Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo
  • Niely Silva de Souza

Palavras-chave:

Ensino de Química. Contextualização. Bebidas Alcoólicas

Resumo

Esse trabalho relata resultados de uma prática pedagógica aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio Regular, em uma escola da região metropolitana de João Pessoa no estado da Paraíba, proposta essa que abordou conceitos químicos dentro de uma perspectiva preventiva e informativa. Com base nos dados estatísticos que apontam um elevado índice de consumo de álcool por adolescentes, foi estruturado um plano de aula que, partindo de fatos atuais que envolvem bebidas alcoólicas, possibilitasse trabalhar aspectos químicos e sociais com estes indivíduos. Inicialmente, por meio de uma leitura seguida de debates sobre a permissão do consumo de bebidas em estádios, desencadearam-se diversas conceituações químicas, além de realizações de experimentos de cunho contextualizado. O enlace entre os aspectos do cotidiano e a experimentação corroborou para a edificação de um saber químico de caráter social, pois conseguiu-se que os educandos atuassem como atores sociais ativos do processo.

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Publicado

2013-05-15

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem