Relato de experiências sobre uma aula introdutória no estudo de gases

Autores

  • Paulo Vitor Teodoro de Souza
  • Daiane Maria Oliveira
  • Nicéa Quintino Amauro

Palavras-chave:

Conhecimentos prévios. Estudo dos gases. Aprendizagem significativa

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido junto à disciplina de Estágio Supervisionado 3, no 9° período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia. E aplicado numa aula introdutória da disciplina de química em uma escola pública da cidade de Uberlândia com os alunos da segunda série do ensino médio. Tendo como intuito de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre gases. A aula foi estruturada partindo de uma problematização inicial, desenvolvida via leitura e interpretação de texto e dois experimentos realizados por demonstração. Após tais ações foi aplicado um questionário aos alunos e a partir desse percebeu-se que os discentes trazem na sua estrutura cognitiva conhecimentos prévios sobre o estudo de gases, estes saberes se concretizam a partir de vivências diárias, tais como conversas com amigos e familiares, acesso à mídia, bem como demais contextos sociais e culturais. A partir dessa aula o professor teve condições de desenvolver e planejar, de forma significativa, seus trabalhos futuros com a turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-15

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem