Divulgação científica na formação docente: uma experiência com o tema radioatividade e energia nuclear

Autores

  • Adriano Antunes Rodrigues
  • Felipe Damasio
  • Olivier Allain
  • Helen Clemes Cardoso

Palavras-chave:

Radioatividade. Divulgação Científica. Aprendizagem Significativa.

Resumo

 

 Este trabalho trata da implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa e no sócio-interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os estudantes participaram de um programa de produção de inserções radiofônicas e construção de um blog sobre radioatividade e energia nuclear, conteúdo da unidade curricular Princípios da Ciência II. Os estudantes foram subsidiados com conteúdos de divulgação científica, teorias de aprendizagem e epistemologia e história da ciência, resultado da integração de outras duas unidades curriculares: Português II e Epistemologia e História das Ciências. Como subsídio para as atividades a serem realizadas pelos estudantes, os docentes construíram um site com textos, imagens, vídeos e mapas conceituais apresentados em aula como organizadores prévios. O projeto buscou a compreensão dos conteúdos das unidades curriculares envolvidas e da aprendizagem significativa como referencial de ensino passível de aplicação na divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Edição

Seção

EF - Educação em Espaços não formais e ensino de química