Concepções de Analogias no Ensino de Ciências
Palavras-chave:
Analogias. Modelos. MetáforasResumo
As analogias são utilizadas tanto em situações corriqueiras da vida humana quanto na compreensão de fenômenos que exigem maior nível de abstração, onde elas aparecem, em geral, comparando diferentes domínios de conhecimento. Tal aspecto torna a presença das analogias comum nos livros didáticos e nas salas de aula. Neste trabalho buscamos revisar as diferentes compreensões do conceito de analogia, que estão muito próximos aos conceitos de modelo e metáfora, podendo aparecer como sinônimos ou hierarquizados de diferentes formas. Neste contexto, emergem diversas concepções que, em sua maioria, estão atreladas à teoria de Modelos Mentais, a partir de onde se procura explicar os sucessos ou fracassos das analogias no ensino de ciências. Os trabalhos indicam que os resultados dessas pesquisas têm pouco impacto na prática dos professores e nos livros didáticos, o que abre a possiblidade de pensar essa importante categoria com outras abordagens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-14
Edição
Seção
EAP - Ensino e aprendizagem