Abordagens de ensino nas representações sociais de discentes de um curso de química, sobre ser professor

Autores

  • Juliana Gimenes Andrade
  • Aline Mendonça Santana
  • Gardenia Valéria de Andrade Oliveira
  • Weverton Santos de Jesus
  • Acácio Alexandre Pagan

Palavras-chave:

Ser professor. Representações Sociais. Química

Resumo

Buscou-se construir algumas inferências sobre representações sociais acerca do ser professor de um grupo de licenciandos em química, a partir das manifestações dos mesmos sobre as diferentes abordagens de ensino. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici em 1961. A metodologia consistiu na aplicação de 110 questionários aos alunos do referido curso, os dados obtidos foram processados no Software Statistical Packagefor the Social Sciences (SPSS) versão 18.0 cujos relatórios foram plotados em gráficos e tabelas. Constatou-se que o grupo analisado apresenta um perfil feminino, jovem, matriculados em sua maioria nas series iniciais do curso e defensores de uma abordagem de ensino cognitivista.

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Publicado

2013-05-14

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem