Os Problemas Ambientais e os Saberes: Possíveis Contribuições da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Ensino de Química.
Palavras-chave:
Ensino. Química. Problemas Ambientais.Resumo
Este trabalho objetivou analisar os saberes de professores de Química sobre os problemas ambientais e sobre as possíveis contribuições da abordagem, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no ensino de Ciências/Química. Analisou registros contidos nos diários de reflexão e nos Fóruns do ambiente Moodle, de um curso de extensão, com abordagem EDS, na modalidade semi-presencial. A análise foi realizada a luz de referenciais que subsidiam a EDS, além das contribuições de autores, cujo principal objeto de estudo são os saberes docentes. As conclusões, permitem inferir que, nas questões dos problemas ambientais, os docentes, referem-se aos aspectos relacionados a ação antropogênica no ambiente, não mencionando a organização dos sistemas. Os professores conceberam a abordagem EDS, ora se aproximando da perspectiva sistêmica, ora, da racionalidade instrumental. Essas inferências podem contribuir com iniciativas no âmbito das pesquisas que tratam dos saberes docentes sobre os problemas ambientais, ampliando-se as possibilidades da abordagem EDS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
EA - Educação Ambiental e Ensino de Química