Educação Ambiental e ensino de Química nos livros didáticos aprovados pelo PNLEM/2007: princípios da Carta de Belgrado

Autores

  • Karla Ferreira Dias
  • Agustina Rosa Echeverría

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Belgrado.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a abordagem ambiental nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM/2007. Realizou-se uma Análise de Conteúdo com o auxílio de três categorias baseadas nos princípios da Educação Ambiental (EA) expressos na Carta de Belgrado. A análise identificou alguns aspectos fundamentadores que percorreram as categorias Conhecimento Científico, Conhecimento/Conscientização e Participação. A pesquisa concluiu que alguns livros didáticos fragmentaram a dimensão dos problemas ambientais reduzindo a complexidade das relações entre a humanidade e a natureza e descartando elementos determinantes para a compreensão da situação ecológica atual. Apesar disso, conclui-se que os livros didáticos de Química podem contribuir para a realização da Educação Ambiental nas escolas brasileiras ressaltando a necessidade de estudos sobre a relação entre os componentes da tríade “conteúdos científicos, formação de professores e livro didático” como um dos aspectos relevantes para uma efetiva consolidação da EA no ensino formal.

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Publicado

2013-05-13

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química