Estudo de Casos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos do Ensino Médio

Autores

  • Fernanda Luiza de Faria
  • Aparecida de Fátima Andrade da Silva

Palavras-chave:

Estudo de Casos. Habilidades Cognitivas. Ensino Médio

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem um ensino de Química contextualizado, interdisciplinar, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos. Dessa maneira, neste trabalho buscou-se desenvolver o método Estudo de Casos com alunos do 3°ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual da cidade de Viçosa, Minas Gerais, a fim de mostrar a potencialidade deste método de ensino, o qual possibilita uma abordagem contextualizada de conteúdos, bem como a participação ativa dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos mesmos. Para isso, foram elaborados casos investigativos que possibilitassem aos estudantes, situações problemáticas as quais deveriam ser pesquisadas e solucionadas. Ao término da atividade observou-se que várias habilidades foram desenvolvidas, tais como a argumentação, o trabalho em equipe, a solução de problemas, a comunicação oral, o desenvolvimento da criatividade, dentre outras, confirmando assim, a potencialidade do método

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Publicado

2013-05-12

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem