Estudantes que aprendem para ensinar: Uma experiência de educação dialógica em uma aula de Química

Autores

  • Kênia Basto Damascena
  • Sheila Alves de Almeida
  • Ângela Leão Andrade

Palavras-chave:

Experimentação. Dialogia

Resumo

Alunas do ensino médio participaram de uma experiência educativa em que aprenderam conceitos importantes de um tópico da Química para ensinar. Para isso, estudaram, discutiram e propuseram uma abordagem para tratar sobre a constituição da matéria. Assim, as bolsistas se tornaram protagonistas, assumindo o papel de líderes frente à preparação dos materiais, ou de monitores frente à aplicação das atividades, numa abordagem de ensino mais interativa e dialógica com alunos de outra série. O enriquecimento foi mútuo, das bolsistas e dos alunos a quem elas apresentaram o trabalho. Neste trabalho são apresentados aspectos importantes que fundamentaram essa estratégia de ensino e alguns dos resultados da investigação sobre a aprendizagem dos alunos. A participação ativa e consciente das bolsistas mostrou aos sujeitos envolvidos que esse tipo de experiência de ensino leva a bons resultados de aprendizagem, em virtude da horizontalidade das relações, identidade e linguagem comum das bolsistas e dos alunos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem