A utilização da interdisciplinaridade no curso de licenciatura em química do IFMA - campus monte castelo

Autores

  • ALMEIDA A. C. B
  • BRITO A. C. F
  • SILVA N. C
  • BEZERRA I. A. R
  • OLIVEIRA M. M

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino de química. Aulas práticas

Resumo

A interdisciplinaridade é responsável por um movimento que redimensiona a teoria das ciências, revisando os hábitos de pesquisa, como também constitui em um meio de defesa para caminhos novos na área educacional. Este artigo tem como objetivo investigar como a interdisciplinaridade se manifesta na concepção e nas aulas práticas do curso de Licenciatura em Química do IFMA – Campus Monte Castelo. Foram elaborados dois questionários, um direcionado aos docentes contendo cinco perguntas e outro aos discentes com dez questões, que contemplaram formas de abordagens, recursos didáticos e atividades que permeiam contextos de ensino de aulas práticas. Das respostas dos entrevistados, transcritas e classificadas de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo, emergiram as seguintes categorias: obstáculos para o exercício da interdisciplinaridade, características interdisciplinares na prática docente e visão dos professores sobre interdisciplinaridade. Dentro desse quadro de perguntas e respostas, notaram-se as grandes contradições que ocorrem no meio educacional, o que afeta direta e indiretamente professores, e principalmente, alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem