Estudo do processo de apreensão do conhecimento em Química Analítica Qualitativa em uma Instituição de Ensino Superior do estado de São Paulo

Autores

  • Daniela Mica Espimpolo
  • Yassuko Iamamoto
  • Daniela Gonçalves de Abreu

Palavras-chave:

Química. Apreensão de conhecimento. Atividade orientadora de ensino

Resumo

Neste trabalho, pretende-se discutir sobre os indícios acerca do processo de apreensão de conhecimentos no contexto da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ). A pesquisa foi de caráter qualitativo baseando-se na pesquisa-ação (EL ANDALOUSSI). Uma Atividade Orientadora de Ensino (MOURA) voltada à temática “equilíbrio químico em soluções aquosas” foi organizada e desenvolvida com os estudantes do curso de Química de um Departamento de Química de uma instituição de ensino superior do estado de São Paulo. Os encontros foram vídeogravados e analisados pautando-se no enfoque Histórico-Cultural (VIGOTSKI) e na Teoria da Atividade (LEONTIEV) considerando, sobretudo, a linguagem. A apresentação da análise foi realizada por meio de episódios (CARAÇA), nos quais se explicitam a organização do ensino, bem como o movimento de aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem