CSI: A Química revela o crime

Autores

  • Gezyel Barbosa de Aquino
  • Éverton da Paz Santos
  • Joyce de Souza Ferreira
  • Alline de Oliveira Mendes
  • Josevânia Teixeira Guedes
  • Maria Clara Pinto Cruz

Palavras-chave:

Ensino Aprendizagem. Química Forense. CSI

Resumo

CSI (CRIME SCENE INVESTIGATION) É UM SERIADO TELEVISIVO NORTE AMERICANO, MUITO APRECIADO PELO PÚBLICO ADOLESCENTE E JOVEM. É SABIDO QUE NEM TUDO QUE É MOSTRADO NA TELEVISÃO CORRESPONDE AO PRATICADO NAS REAIS PERÍCIAS FORENSES, TODAVIA, É POSSÍVEL REVELAR AOS ESTUDANTES A CIÊNCIA EXISTENTE POR TRÁS DAS TÉCNICAS UTILIZADAS PELOS PERITOS CRIMINAIS. DESTE MODO, APROXIMA-SE O ENSINO DE QUÍMICA À CIÊNCIA PAUTADA EM EVIDÊNCIAS (INVESTIGAÇÃO), INCITANDO REFLEXÕES, ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TEMA E DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO DIANTE DE SITUAÇÕES REAIS ENCONTRADAS NA SOCIEDADE E NO COTIDIANO DOS ALUNOS. PARTINDO DO PRESSUPOSTO, FOI DESENVOLVIDO UM MINI-CURSO COM O TEMA GERADOR CSI, PARA SER APLICADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DURANTE A XXX JORNADA ESTADUAL ESPORTIVA E CIENTÍFICA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CODAP-UFS). OS RESULTADOS OBTIDOS REMETEM À IDEIA QUE AS ATIVIDADES PROPORCIONARAM AOS ESTUDANTES A FORMAÇÃO DE SIGNIFICADOS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-10

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem