O Livro Didático de Ciências do Nono Ano do Ensino Fundamental e o Conteúdo de Ligações. Implicações para o Ensino de Química

Autores

  • Márcia Conceição Rocha Lima
  • Jeane Cristina Gomes Rotta

Palavras-chave:

Livro didático. Ensino de Química. Ligações Químicas

Resumo

O LIVRO DIDÁTICO (LD) AINDA É UMA FERRAMENTA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES, APESAR DE TODAS AS CRÍTICAS QUE ENVOLVEM O MODO DE ESTRUTURAÇÃO DE SEU CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, OS ERROS CONCEITUAIS QUE APRESENTA E A INADEQUAÇÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS A FAIXA ETÁRIA DOS ESTUDANTES. NESSE TRABALHO AVALIAMOS QUE O CONTEÚDO DE LIGAÇÃO QUÍMICA, INDICADO PELAS PESQUISAS NAS ÁREAS DE ENSINO DE QUÍMICA E PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) COMO INADEQUADO, ESTÁ PRESENTE NO LD DE CIÊNCIAS PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF), APESAR DE NÃO CONSTAR NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PROPOSTA PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, VERIFICOU-SE QUE HÁ UMA DISCORDÂNCIA ENTRE O LD E AS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PRESENTE NAS PESQUISAS ACADÊMICAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS QUE CONSIDERAM INADEQUADA A ABORDAGEM DESSE CONTEÚDO NO EF DEVIDO A SUA COMPLEXIDADE E ALTO GRAU ABSTRAÇÃO

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-10

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem