A Inserção da Química no Ensino de Ciências Naturais: um olhar sobre Livros Didáticos no Ensino Fundamental

Autores

  • Caroline Luana Lottermann
  • Lenir Basso Zanon

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Livro Didático. Elemento. Substância. Significação Conceitual

Resumo

Este trabalho tem como foco os processos de significação conceitual de elemento e substância no Ensino Fundamental, em Ciências Naturais. A pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu uma análise de livros didáticos quanto a abordagens referentes aos dois conceitos. A atenção se voltou para processos de significação conceitual considerando a importância da apropriação, o uso da palavra e a interação entre os sujeitos como meios para a construção de conhecimentos produzidos intencionalmente na escola. Resultados indicam problemas nas abordagens de conceitos químicos ao longo do ensino fundamental apresentadas em livros didáticos referentes a simplificação dos conceitos, sem levar em conta os graus de complexificação dos mesmos, o que exige dos estudantes altos níveis de abstração. Destaca-se a importância do aprendizado desses dois conceitos no ensino fundamental tanto à formação geral dos estudantes, quanto para o seguimento da escolarização, como formação para o ensino superior e para o exercício de uma profissão

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Publicado

2013-05-10

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem