Teoria dos Campos Conceituais aplicada na verificação dos avanços e retrocessos no campo conceitual de soluções

Autores

  • Mara Cristina Pane
  • Miriam P. do Carmo
  • Susan Bruna C. Aragão
  • Ticiane Silveira Neto

Palavras-chave:

Teoria da didática. Campos conceituais. Concepções dos estudantes. Ensino médio

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o estudo dos avanços e retrocessos das concepções dos alunos no campo conceitual de soluções na construção de modelos que permitissem interpretar o processo de dissolução como um conjunto de interações entre as partículas constituintes do sistema. A pesquisa foi aplicada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio em São Paulo. Para o desenvolvimento da análise dos dados deste trabalho, utilizou-se a teoria dos campos conceituais de Vergnaud como uma ferramenta de analise. Desta pesquisa, foram selecionadas seis tarefas e analisadas as respostas de três alunos. Buscou-se verificar os invariantes operatórios (I), e o conjunto de representações (R) simbólicas apresentados. Desta forma, acompanhou-se o desenvolvimento dos conceitos, ao longo da aprendizagem dos alunos, considerando o tripleto (S-I-R) de Vergnaud. De acordo com os resultados, foi possível verificar avanços e retrocessos nos teoremas e conceitos-em-ação dos quatro alunos no campo conceitual de solução

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Publicado

2013-05-10

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem