Proposta de ensino de química sócio-ambiental através de práticas de aproveitamento de água da chuva.

Autores

  • Marcos Mateus dos Santos Silva
  • Juliana do Nascimento Gomides

Palavras-chave:

Educação. Água. Sociedade.

Resumo

A contextualização do ensino de química é tema de diversos debates entre educadores noBrasil. Simultaneamente, surgem discussões ao redor do mundo devido às preocupações com osproblemas sócio-ambientais, culmina o aumento da demanda pela água potável, sua difícil obtenção,poluição, escassez e o desperdício, enquanto milhares de pessoas sequer têm acesso a este bem.Devido a estas preocupações, surgiram iniciativas que evidenciam a viabilidade do aproveitamento daágua pluvial como forma sustentável de obtenção. Vê-se, no entanto, uma grande oportunidade deconjugar uma problemática sócio-ambiental ao ensino de química. Por esta razão problematizou-se aaplicabilidade de conceitos químicos nesta temática, objetivando uma proposta didática para aplicaçãode aula, abordando um tema de cunho global e explorando os conceitos químicos estudados no ensinomédio que podem ser relacionados a ele. Deste modo, forma-se um vínculo entre o conhecimentocientífico e as preocupações sociais, contribuindo para a formação de cidadãos interventores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-10

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química