Aplicação do Método Inverso na caracterização da aprendizagem de conceitos químicos em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Adriana Posso
  • Marcelo Giordan

Palavras-chave:

Método Inverso. Aprendizagem de conceitos químicos. Ambiente virtual de aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de investigação do processo de aprendizagem de conceitos químicos utilizando o “Método Inverso”, metodologia de investigação da gênese do desenvolvimento humano sugerida por Vygotsky e inspirada no método marxista. Esta metodologia foi utilizada para reconstruir o processo de construção de significados que aconteceu durante a aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem estruturado a partir do problema que ficou conhecido como Caso Celobar®. Seis estudantes que participavam do Programa Pré-Iniciação da Científica da USP participaram do projeto entre os anos de 2008 e 2009. Com a aplicação do Método Inverso, a análise dos significados das palavras e a identificação dos níveis de internalização conseguimos caracterizar como os conceitos científicos foram sendo significados em busca da resposta a um problema: “O que aconteceu com a amostra do medicamento que intoxicou os pacientes?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química