Investigando a contribuição de experimentos demonstrativos investigativos para o desenvolvimento de conceitos relacionados à temática àcidos e bases no ensino médio

Autores

  • Luanna Gomes de Gouvêa
  • Richard Arantes Paixão
  • Anne Carolina de Carvalho
  • Brígida Isabel de Siqueira
  • Izabella Caroline do Nascimento
  • Renata de Castro Magalhães
  • Silvana Marcussi
  • Rita de Cássia Suart

Palavras-chave:

Ácidos e bases. Atividades Experimentais. PIBID

Resumo

Este trabalho mostra a contribuição de uma proposta didática para o desenvolvimento de conceitos inicias sobre ácidos e bases por meio do uso de atividades experimentais demonstrativas investigativas acerca do tema. Para tanto, foram planejadas e aplicadas quatro aulas por alunos bolsistas do PIBID, para alunos da primeira série do ensino
médio, com o intuito de proporcionar um aprendizado mais significativo com a participação ativa destes. A efetividade das ações foi avaliada por meio da aplicação de questionários pré e pósatividades. Pode-se concluir que houve influência das aulas práticas na aprendizagem dos alunos, uma vez que as respostas dos questionários pós estavam mais coerentes com as definições científicas para ácidos e bases, quando comparadas às respostas do questionário pré. Os dados obtidos mostram a importância de atividades experimentais investigativas, mesmo que realizadas por demonstração, como uma alternativa para auxiliar os professores no ensino
de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem