Investigando a contribuição de experimentos demonstrativos investigativos para o desenvolvimento de conceitos relacionados à temática àcidos e bases no ensino médio
Palavras-chave:
Ácidos e bases. Atividades Experimentais. PIBIDResumo
Este trabalho mostra a contribuição de uma proposta didática para o desenvolvimento de conceitos inicias sobre ácidos e bases por meio do uso de atividades experimentais demonstrativas investigativas acerca do tema. Para tanto, foram planejadas e aplicadas quatro aulas por alunos bolsistas do PIBID, para alunos da primeira série do ensinomédio, com o intuito de proporcionar um aprendizado mais significativo com a participação ativa destes. A efetividade das ações foi avaliada por meio da aplicação de questionários pré e pósatividades. Pode-se concluir que houve influência das aulas práticas na aprendizagem dos alunos, uma vez que as respostas dos questionários pós estavam mais coerentes com as definições científicas para ácidos e bases, quando comparadas às respostas do questionário pré. Os dados obtidos mostram a importância de atividades experimentais investigativas, mesmo que realizadas por demonstração, como uma alternativa para auxiliar os professores no ensino
de química.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-06
Edição
Seção
EAP - Ensino e aprendizagem