Articulações possíveis entre a abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky e o trabalho com construção de modelos no contexto da Química

Autores

  • Vinícius Catão de Assis Souza
  • Orlando Gomes de Aguiar Júnior

Palavras-chave:

Abordagem histórico-cultural. Construção de modelos. Ensino de Química

Resumo

Algumas pesquisas têm mostrado que o envolvimento dos estudantes em atividades de construção de modelos (Modelagem) ajuda a promover um entendimento que vai além da memorização de informações e tende a favorecer o desenvolvimento de um conhecimento mais crítico, que pode ser
aplicado a diferentes situações de ensino. Nessa perspectiva, o presente trabalho se alicerça em fontes da literatura relacionadas ao processo de construção de modelos, buscando discutir brevemente a fundamentação de algumas estratégias para o ensino de Química que podem contribuir para o
aprendizado das Ciências. As atividades envolvendo construção de modelos, quando bem articuladas pelo professor, podem criar um ambiente favorável à interação dialógica entre os pares no processo de construção do conhecimento científico. Por fim, todo esse processo será aqui analisado a luz da
perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, considerando que os modelos elaborados pelos estudantes são importantes ferramentas na mediação/legitimação dos saberes em sala de aula.

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Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem