Entropia: uma abordagem com experimentações e analogias associadas à flecha do tempo
Palavras-chave:
Termodinâmica. ContextualizaçãoResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia didática para o ensino-aprendizagem da entropia em uma abordagem diferenciada, utilizando experimentações simples e analogias pertinentes à flecha do tempo. A aplicação da metodologia teve diferentes momentos como: problematização do tema, realização de experimentos do cotidiano, construção de analogias e aplicações de questionários para avaliar as concepções apreendida pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio Juscelino Kubitschek, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, distante 15 km de Aracaju SE. Os resultados demonstraram dificuldades dos alunos em identificar o sistema termodinâmico em estudo, no entanto, a maioria aprendeu o conteúdo como observado nos depoimentos. Evidenciando que a metodologia estimulou o interesse dos alunos a aprender, favorecendo uma maior facilidade de compreensão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-05-03
Edição
Seção
EAP - Ensino e aprendizagem