Entropia: uma abordagem com experimentações e analogias associadas à flecha do tempo

Autores

  • Tatiane Barbosa de Oliveira
  • Dejenalva dos Santos
  • Nayara Siqueira Melo
  • Heraldo Bispo dos Santos
  • Ângelo Francklin Pitanga
  • Maria Clara Pinto Cruz

Palavras-chave:

Termodinâmica. Contextualização

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia didática para o ensino-aprendizagem da entropia em uma abordagem diferenciada, utilizando experimentações simples e analogias pertinentes à flecha do tempo. A aplicação da metodologia teve diferentes momentos como: problematização do tema, realização de experimentos do cotidiano, construção de analogias e aplicações de questionários para avaliar as concepções apreendida pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio Juscelino Kubitschek, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, distante 15 km de Aracaju SE. Os resultados demonstraram dificuldades dos alunos em identificar o sistema termodinâmico em estudo, no entanto, a maioria aprendeu o conteúdo como observado nos depoimentos. Evidenciando que a metodologia estimulou o interesse dos alunos a aprender, favorecendo uma maior facilidade de compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-05-03

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem