Educação Ambiental no Ensino de Química: Uma Investigação na Educação de Jovens e Adultos – EJA em uma Escola Pública de Santa Isabel do Pará – PA.

Autores

  • Bruna Mariáh da S. e Silva
  • Daniele de A. Moysés
  • Ellen Sharlise B. Santiago
  • Maria Dulcimar de B. Silva
  • Paulo Cezar R. de Aviz
  • Sinaida Maria V. de Castro
  • Vanessa da S. Santos

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação Ambiental. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

O presente trabalho procurou investigar como a Educação Ambiental (EA) é trabalhada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da quarta etapa de uma Escola Pública. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas que foi aplicado aos alunos. Em seguida, foi aplicado um questionário aos professores. De modo geral, a análise ratificou a visão distorcida, limitada e incoerente que alunos e professores possuem acerca da EA. Os resultados obtidos comprovam que a Escola não desenvolve projetos com os alunos da EJA que trabalhem aspectos ambientais e possam desta forma, contribuir para a formação de sujeitos ecologicamente conscientes. Assim, faz-se necessário que se reveja a proposta pedagógica da Escola, bem como o plano de ensino das disciplinas, uma vez que estes professores não trabalham a Educação Ambiental como um Tema Transversal, como está disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

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Publicado

2013-05-02

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química