Validação de uma sequência didática sobre Produtos de Limpeza: análise de uma atividade experimental

Autores

  • Jeisyanne Suélen Alves de Souza
  • Verônica Tavares Santos Batinga

Palavras-chave:

Validação. Sequência didática

Resumo

Este trabalho analisou o desenvolvimento de uma atividade experimental, como uma das etapas de validação interna de uma sequência didática sobre o tema Produtos de Limpeza. A sequência foi proposta com base nos pressupostos teóricos sobre resolução de problemas e ilhas interdisciplinares de racionalidade, e elaborada por um grupo de pesquisa em Ensino de Química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. A sequência foi aplicada a 31 alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Bezerros – PE, envolvendo os conteúdos de ácido, base, pH e transformações químicas. A análise desta atividade possibilitou avaliar níveis distintos de compreensão e envolvimento dos alunos na realização de propostas para a aprendizagem. E contribuiu para identificar aspectos relevantes na proposição de atividades experimentais em aulas de Química, por exemplo, o planejamento de atividades de ensino adequadas para o engajamento dos alunos em ações e discussões em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-02

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem