Ensinagem Significativa do Conceito de Haletos Orgânicos por Meio de Mapas Conceituais.

Autores

  • João R. de Freitas Filho
  • Juliano Carlo Rufino Freitas
  • Ladjane Pereira da Silva R. de Freitas
  • Artur Felipe Azevedo de Lima Tavares

Palavras-chave:

Ensino de Química. Mapas Conceituais. Haletos Orgânico.

Resumo

Este trabalho objetiva construir junto aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, ações que propiciem experiências significativas, para que os mesmos possam construir conceitos científicos na disciplina Química. A pesquisa foi realizada com duas turmas do Ensino Médio de duas escolas públicas do estado de Pernambuco, no período de abril a agosto de 2011, utilizando mapas conceituais comoferramenta didática, o que possibilitou aos estudantes a vivência com os processos de construção dos conceitos e explanação dos seus significados, referente ao conteúdo haletos orgânicos a partir da temática, agrotóxicos versus impactos ambientais. Na elaboração dos mapas os estudantes empregaram como palavras de ligação, frases e definições. Inicialmente os estudantes relutam ao exercício, pois não tinham o costume de fazer uso desta técnica, porém ao final do trabalho foi perceptível o ganho cognitivodos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-02

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química