O tratamento de água em narrativas discentes: uma pesquisa na formação inicial de professores de Química

Autores

  • André Ricardo Toquetto
  • Daniela Lopes
  • Bruna Pauletto Szpoganicz
  • Fábio Peres Gonçalves

Palavras-chave:

Ensino de Química. Tratamento de água. Professor-pesquisador

Resumo

Analisamos narrativas de estudantes do ensino médio sobre o percurso da água desde a sua origem até o consumo em suas casas, como modo de favorecer a caracterização de compreensões discentes sobre o tratamento de água. As narrativas foram elaboradas individualmente por escrito e
submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva, gerando as categorias: compreensão parcial do tratamento de água, sobre puro e natural: entendimentos acerca da água; e a origem da água que consumimos. A grande maioria dos alunos explicitou compreensões sobre o tratamento de água,porém, com conhecimentos “confusos” de como esse processo ocorre. Alguns expressaram a ideia de que a água proveniente de fonte natural é considerada pura, entretanto, outros a consideram a água pura por causa do processo de cloração. Sobre a origem da água a maioria dos discentes reconhece sua proveniência de nascentes e reservatórios. Os resultados reforçam necessidade de um ensino de Química contextualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

EF - Educação em Espaços não formais e ensino de química