Análise e avaliação de água potável como prática de ensino em química ambiental: do microcosmo ao macrocosmo.

Autores

  • Alexandre Saron
  • Carmem Lúcia Amaral

Palavras-chave:

Água Potável. Química Ambiental. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com alunos do Primeiro Ano do curso superior em Engenharia Ambiental do Centro Universitário Senac trabalhando com a temática água potável na disciplina de Química Ambiental. O objetivo foi ensinar técnicas analíticas de amostragem, análises químicas e microbiológicas de água de torneira bem como interpretar os resultados de acordo com a Portaria 2914/11 do Ministérioda Saúde. Este trabalho ocorreu em dois locais distintos. O primeiro, denominado de microcosmo, dentro do Centro Universitário do Senac com a água dos bebedouros e a atividade em ambiente macrocosmo trabalhando com a sociedade rural da APA Capivari – Monos, zona sul da RMSP. As conclusões obtidas em microcosmo foram divulgadas por cartazes nos bebedouros analisados e no ambiente macrocosmo as pessoas da sociedade receberam orientações diretas dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química