Água: de onde vem? Para onde vai?

Autores

  • Haroldo Candal da Silva
  • Magno Silva
  • Maria de Fátima Teixeira Gomes

Palavras-chave:

Água. Conhecimentos prévios. Contextualização.

Resumo

o trabalho relata a aplicação do tema “água: de onde vem? para onde vai?” em aulas de Química em uma escola pública de EM no Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido no âmbito do PIBID e visou promover melhorias no ensino-aprendizagem por meio da contextualização e da participação dos estudantes em atividades interdisciplinares e extraclasse, complementares às desenvolvidas em sala de aula pelo professor. Consistiu basicamente de cinco etapas: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes; aulas expositivas com apresentação de seminário seguido de debates; visitação a uma estação de tratamento de água; produção de textos, cartazes e maquetes e exposição do material em uma Feira de Ciências realizada na escola. As concepções prévias dos estudantes, que nortearam o encaminhamento dado às etapas posteriores, são aqui discutidas à luz de informações de diferentes fontes. O conjunto de atividades realizadas favoreceu aos estudantes reelaborar suas ideias sobre o tema.

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Publicado

2013-04-26

Edição

Seção

EA - Educação Ambiental e Ensino de Química