Concepções alternativas de calouros de química para o fenômeno da dissolução

Autores

  • Shirley Martim da Silva
  • Marcelo Leandro Eichler
  • José Claudio Del Pino

Palavras-chave:

Concepções alternativas. Calouros de química. Fenômeno da dissolução

Resumo

O presente artigo tem por objetivo averiguar as concepções de calouros universitários do curso de química sobre o fenômeno da dissolução. Os sujeitos desta investigação são oriundos de três turmas da disciplina de Química Geral Teórica que é ministrada no Instituto de Química da UFRGS. Estes estudantes foram convidados a responder a quatro pré-testes sobre alguns conceitos fundamentais da Química Geral. As questões que norteiam este artigo se referem à primeira unidade da disciplina, onde se aborda entre outros o conceito de solubilidade. Desta forma, a partir da análise das representações das espécies em solução e das justificativas dadas pelos estudantes constataram-se insuficiências nas
articulações conceituais estabelecidas para elucidar as explicações relacionadas à compreensão submicroscópica do fenômeno sob estudo, seja pela utilização de conceitos inadequados, máximas descontextualizadas e incoerências entre as respostas escritas e as representações propostas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem