Investigando o processo de transposição didática externa: o caso do conceito de transformação química

Autores

  • José Aercio Silva das Chagas
  • Marcelo Câmara dos Santos

Palavras-chave:

Transposição didática, Reação química

Resumo

Este trabalho objetivou estudar a transposição didática externa (TDE) do conceito de transformação química em manuais do ensino superior e analisar como esse conceito é re-significado, enquanto saber escolar, nos livros didáticos. Utilizamos como aporte teórico a Teoria da Transposição Didática (Chevallard, 1991), a Teoria Antropológica do Didático (Chevallard, 1999) e a noção de organização praxeológica. O exame de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias (organização praxeológica),
possibilitou o entendimento e a modelagem do desenvolvimento de conceitos e procedimentos, contidos
nas tarefas. Verificamos manifestações da transposição didática externa nos dois planos de análise da investigação. Observamos o envelhecimento de saberes na apresentação da irreversibilidade como critério de diferenciação de reações químicas e transformações físicas; e a necessidade de 'vigilância
epistemológica' em função do uso da linguagem informal e próxima do senso comum; e ainda manifestações da noosfera objetivando compatibilizar sistema de ensino e sociedade da época

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Publicado

2013-04-26

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem