Uso de temas químico-sociais no ensino de química - uma intervenção do projeto PIBID
Palavras-chave:
Temas químicos-sociais. Aprendizagem significativa. Ensino MédioResumo
Além da formação para o mercado ou aprovação no vestibular, ensino de química deve ser voltado, principalmente, para formar cidadãos, possibilitando ao aluno a construção de conhecimentos que venham a auxiliá-lo nos processos de intervenção e superação de situações-problema. Para isso, odocente precisa esforçar-se para aproximar os conceitos científicos à vivência dos discentes. Ainda, precisa se conscientizar de seus deveres, do papel do ensino de ciências e da importância da utilização de ferramentas como o diálogo, temas químicos-sociais e atividades experimentais. No presente
trabalho, desenvolveram-se análises das respostas dos estudantes obtidas por meio das atividades desencadeadas pelo projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência), realizadas em uma escola pública do interior Capixaba, cujo contexto está diretamente relacionado ao tema leite.Tais respostas evidenciam quais foram as superações e dificuldades dos estudantes em estabelecer relação de significado entre os conceitos químicos e os elementos de contexto regional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-26
Edição
Seção
EAP - Ensino e aprendizagem