Uso de temas químico-sociais no ensino de química - uma intervenção do projeto PIBID

Autores

  • Camila Fernandes Mari
  • Marcos Vogel

Palavras-chave:

Temas químicos-sociais. Aprendizagem significativa. Ensino Médio

Resumo

Além da formação para o mercado ou aprovação no vestibular, ensino de química deve ser voltado, principalmente, para formar cidadãos, possibilitando ao aluno a construção de conhecimentos que venham a auxiliá-lo nos processos de intervenção e superação de situações-problema. Para isso, o
docente precisa esforçar-se para aproximar os conceitos científicos à vivência dos discentes. Ainda, precisa se conscientizar de seus deveres, do papel do ensino de ciências e da importância da utilização de ferramentas como o diálogo, temas químicos-sociais e atividades experimentais. No presente
trabalho, desenvolveram-se análises das respostas dos estudantes obtidas por meio das atividades desencadeadas pelo projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência), realizadas em uma escola pública do interior Capixaba, cujo contexto está diretamente relacionado ao tema leite.Tais respostas evidenciam quais foram as superações e dificuldades dos estudantes em estabelecer relação de significado entre os conceitos químicos e os elementos de contexto regional.

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Publicado

2013-04-26

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem