Possibilidades de abordagem CTS no Ensino Fundamental a partir da poesia “Ode Triunfal” de Fernando Pessoa

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
  • Glória Regina Campelo Pessôa Queiroz
  • Laís Rodrigues

Palavras-chave:

Ciência e Poesia. CTS. Fernando Pessoa.

Resumo

O presente trabalho visa relatar um estudo de caso realizado no último ano do Ensino Fundamental, onde a poesia “Ode Triunfal” de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, foi trabalhada de forma a ressaltar suas potencialidades no que diz respeito à compreensão da Ciência como atividade humana e reflexões sobre a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Após a leitura foram elaborados textos que possuíssem alguns aspectos tanto compreensão do estudante sobre a poesia e quanto sobre compreensão da relação entre Ciência Tecnologia e Sociedade à luz da poesia. Em os textos foram submetido à análise de conteúdo para tentar averiguar se haveria uma convergência entre as ideias e discussões levantadas pelos estudantes a partir da leitura e os objetivos apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Edição

Seção

CT - Abordagem CTS e Ensino de Química