Simulando um processo de licitação para a aprendizagem de termoquímica relacionada a recursos energéticos.
Palavras-chave:
Contextualização. Simulação. Metodologia de ensino.Resumo
Atualmente há grande preocupação que a Química contribua para uma aprendizagem significativa e para uma formação cidadã. Para tal, busca-se introduzir no espaço escolar metodologias diferenciadas, como a abordagem CTS (Ciência, Sociedade e Tecnologia), para estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais. Nesta perspectiva, este trabalho relata um projeto que foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio tendo como temática a relação entre combustíveis e seus impactos ambientais. Os resultados foram avaliados por meio de pesquisa qualitativa utilizando a observação, opiniários e questionários para a coleta de dados. Observou-se que a abordagem CTS aliada a outras metodologias, como experimentações, vídeos e simulações, contribuíram para uma formação cidadã por possibilitar o ensino e aprendizagem de conceitos químicos, estimular o senso crítico dos alunos e por propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à cooperação, socialização e comunicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-24
Edição
Seção
CT - Abordagem CTS e Ensino de Química