Simulando um processo de licitação para a aprendizagem de termoquímica relacionada a recursos energéticos.

Autores

  • Dayane Graciele dos Santos
  • Ana Paula Aparecida Borges
  • Márcio da Silva
  • Simara MariaTavares Nunes

Palavras-chave:

Contextualização. Simulação. Metodologia de ensino.

Resumo

Atualmente há grande preocupação que a Química contribua para uma aprendizagem significativa e para uma formação cidadã. Para tal, busca-se introduzir no espaço escolar metodologias diferenciadas, como a abordagem CTS (Ciência, Sociedade e Tecnologia), para estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais. Nesta perspectiva, este trabalho relata um projeto que foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio tendo como temática a relação entre combustíveis e seus impactos ambientais. Os resultados foram avaliados por meio de pesquisa qualitativa utilizando a observação, opiniários e questionários para a coleta de dados. Observou-se que a abordagem CTS aliada a outras metodologias, como experimentações, vídeos e simulações, contribuíram para uma formação cidadã por possibilitar o ensino e aprendizagem de conceitos químicos, estimular o senso crítico dos alunos e por propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à cooperação, socialização e comunicação.

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Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

CT - Abordagem CTS e Ensino de Química