Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química

Autores

  • Ricardo Eidi Honda

Palavras-chave:

Exercícios operatórios. Reconstrução da prática avaliativa. Experimentos investigativos.

Resumo

Este trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula, em uma prova ou como lições de casa; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (DELIZOICOV, 1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), onde o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu ou não uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados parecem ter sido atingidos.

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Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem