Aprendizagem de Química em grupos colaborativos

Autores

  • Marcus Eduardo M. Ribeiro
  • Maurivan Güntzel Ramos

Palavras-chave:

Grupos colaborativos. Aprendizagem. Educar pela pesquisa.

Resumo

Esse artigo apresenta os pressupostos do trabalho que envolve os alunos em atividades com grupos colaborativos. Mostramos que trabalhos realizados em pequenos grupos (duplas ou trios) permitem que os alunos apropriem-se dos conteúdos com maior autonomia. Fazemos a relação dessa prática com o Educar pela Pesquisa, mostrando que os resultados percebidos demonstram que essa associação é positiva e recomendável para ser empregada pelos professores. Os resultados mostram que a associação grupos colaborativos-ensino pela pesquisa contribui para a aprendizagem dos alunos. No estudo com alunos (n=42) de ensino médio, percebemos avanços na apropriação dos conteúdos estudados quando o trabalho foi realizado em duplas, em comparação aos trabalhos feitos individualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem