As alterações atmosféricas e a qualidade da água: um tema gerador

Autores

  • Mirra Angelina Neres da Silva
  • Isabela Lelis
  • Ana Luiza de Quadros

Palavras-chave:

Contextualização. Tema gerador. Alterações atmosféricas

Resumo

O entendimento das alterações atmosféricas exige conhecimentos químicos importantes. Neste trabalho relatamos uma experiência de sala de aula com questões relacionadas à camada de ozônio e à chuva ácida e as interferências delas na qualidade da água. Para isso usamos os dados da FEAM/MG. A
proposta temática foi aplicada em escolas da rede pública, como parte do Projeto Práticas Motivadoras para o Ensino de Química. Ela se baseia nos pressupostos do movimento Ciência Tecnologia-Sociedade – CTS e, também, nos princípios de contextualização, na perspectiva de Paulo Freire. Ao iniciarmos a
proposta, notamos dificuldade nos alunos em empregarem o conhecimento escolar na explicação de fenômenos cotidianos. Porém, discutindo temas recorrentes na mídia e empregando os conceitos químicos para explicá-los, notamos um aumento no interesse dos alunos pela Química e um grande engajamento nas aulas.

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Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem