As alterações atmosféricas e a qualidade da água: um tema gerador
Palavras-chave:
Contextualização. Tema gerador. Alterações atmosféricasResumo
O entendimento das alterações atmosféricas exige conhecimentos químicos importantes. Neste trabalho relatamos uma experiência de sala de aula com questões relacionadas à camada de ozônio e à chuva ácida e as interferências delas na qualidade da água. Para isso usamos os dados da FEAM/MG. Aproposta temática foi aplicada em escolas da rede pública, como parte do Projeto Práticas Motivadoras para o Ensino de Química. Ela se baseia nos pressupostos do movimento Ciência Tecnologia-Sociedade – CTS e, também, nos princípios de contextualização, na perspectiva de Paulo Freire. Ao iniciarmos a
proposta, notamos dificuldade nos alunos em empregarem o conhecimento escolar na explicação de fenômenos cotidianos. Porém, discutindo temas recorrentes na mídia e empregando os conceitos químicos para explicá-los, notamos um aumento no interesse dos alunos pela Química e um grande engajamento nas aulas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-24
Edição
Seção
EAP - Ensino e aprendizagem