Bolhas na vida de maria clara: como os estudantes explicam fatos envolvendo uma transformação química
Palavras-chave:
Transformação química. AprendizagemResumo
O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso desenvolvido com estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS – Câmpus Canoas, no período letivo de dois mil e onze. Os estudantes foram entrevistados, em turno inverso ao de aula. As entrevistas foram organizadas a partir de uma história construída com o objetivo de contextualizar situações em que uma transformação química era analisada pela personagem principal, Maria Clara. Buscou-se analisar as noções apresentadas pelos estudantes ao elaborarem explicações para os fatos abordados na história. Percebeu-se que os estudantes apresentam dificuldades em aplicar conhecimentos estudados nas aulas de ciências e química para analisar fatos do cotidiano. Além disso, noções diferentes das aceitas cientificamente são apresentadas pelos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-24
Edição
Seção
EAP - Ensino e aprendizagem