Bolhas na vida de maria clara: como os estudantes explicam fatos envolvendo uma transformação química

Autores

  • Daniela Rodrigues da Silva
  • Gabriela Ferreira Ritter
  • Érika Piacheski Abreu
  • José Cláudio Del Pino

Palavras-chave:

Transformação química. Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso desenvolvido com estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS – Câmpus Canoas, no período letivo de dois mil e onze. Os estudantes foram entrevistados, em turno inverso ao de aula. As entrevistas foram organizadas a partir de uma história construída com o objetivo de contextualizar situações em que uma transformação química era analisada pela personagem principal, Maria Clara. Buscou-se analisar as noções apresentadas pelos estudantes ao elaborarem explicações para os fatos abordados na história. Percebeu-se que os estudantes apresentam dificuldades em aplicar conhecimentos estudados nas aulas de ciências e química para analisar fatos do cotidiano. Além disso, noções diferentes das aceitas cientificamente são apresentadas pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem