A abordagem de medicamentos e automedicação em aulas de química no ensino médio

Autores

  • Teresa C. B. Saldanha
  • Maria Solidade da Silva Neta
  • Karen C. Weber

Palavras-chave:

Automedicação. Temas sociais. Formação de cidadãos

Resumo

Neste trabalho, propomos a inserção da discussão sobre medicamentos e automedicação em aulas de química do Ensino Médio, para que o aluno desenvolva a habilidade de pensamento crítico enquanto aprende conceitos fundamentais. Após pesquisa bibliográfica e investigação sobre as concepções prévias dos alunos sobre o tema, uma sequência didática foi elaborada e aplicada em quatro turmas de uma escola estadual de Pilar-PB. Durante as aulas, os alunos manipularam modelos moleculares de fármacos consumidos por eles, identificando elementos químicos e grupos funcionais. Em seguida, pesquisaram sobre a origem dos medicamentos e sobre os conceitos de autoprescrição, automedicação responsável e genéricos. A estratégia didática proposta mostrou-se capaz de promover a apropriação da linguagem científica e as habilidades de argumentação e de pensamento crítico, confirmando a importância da abordagem de temas sociais para o processo de aprendizagem dos alunos e para a formação de cidadãos conscientes e capazes de tomar decisões

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Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem