Ensino por temas: analisando a aprendizagem dos estudantes a partir de aulas com a temática água

Autores

  • Tâmara Samantha F. Coelho
  • Isabela Simone Silva Lélis
  • Daniela Martins Buccini
  • Anderson Cezar Lobato
  • Cassio Alexani Louredo
  • Mariana Luiza de Freitas
  • Aloisio José Ferreira
  • Naira Helena Simoes do Carmo
  • Ana Luiza de Quadros

Palavras-chave:

Aprendizagem em Química. Ensino por temas. Concepções

Resumo

O modelo de ensino por transmissão de informações tem sofrido inúmeras críticas e precisa ser superado. Com aulas desenvolvidas a partir de temas de interesse dos estudantes e da Química, investigamos a capacidade dos estudantes em explicar situações do contexto social. Para tal aplicamos um instrumento de coleta de dados antes e após o desenvolvimento das aulas. Observamos que, quando o estudante tem concepções alternativas e elas são amplamente discutidas no espaço da sala de aula, há evolução conceitual. Porém, quando introduzimos conceitos novos, que não são familiares ao estudante, a apropriação dos mesmos não se dá tão facilmente e novas estratégias devem ser implementadas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem