O Ensino de Química e a Produção de Cerâmica Vermelha: uma Proposta de Ensino Contextualizado

Autores

  • Michele Eldegard Montibeller
  • Mauro Scharf

Palavras-chave:

Ensino de Química. Contextualização. Cerâmica Vermelha

Resumo

O artigo apresenta um relato sobre a aplicação de uma proposta de ensino de química embasada na produção de Cerâmica Vermelha. As atividades foram realizadas com uma turma de terceira série do Ensino Médio. A sequência de ensino foi desenvolvida abordando a presença da Química na produção da Cerâmica Vermelha, evidenciando a importância do ensino contextualizado e significativo para a aprendizagem de conhecimentos relacionados à Química. As atividades foram
realizadas em quatro etapas: 1) aulas expositivas e dialogadas com o apoio de texto e slides; 2) visita às
cerâmicas de tijolos, telhas e artística; 3) desenvolvimento de trabalhos em equipes (vídeos, álbuns de fotografias e maquete); 4) mostra dos trabalhos e avaliação do projeto. Os resultados mostraram que o uso da contextualização torna o ensino da Química menos abstrato, despertando nos alunos maior interesse nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem