Identificando relações de ensino aprendizagem do livro didático ao vestibular: as Propriedades Periódicas como foco investigativo

Autores

  • Carla de Godoy
  • Nyuara A. S. Mesquita

Palavras-chave:

Livro Didático. Vestibular. Obstáculos Epistemológicos

Resumo

O presente trabalho discute a relação existente entre o conteúdo de propriedades periódicas dos elementos químicos presente nos livros didáticos e como os alunos do Ensino Médio se apropriam destes conhecimentos trabalhados na sala de aula. Para isso foram realizadas análises dos seis livros didáticos aprovados no PNLEM 2007 e das respostas dos vestibulandos na segunda fase do processo seletivo 2011/1 da Universidade Federal de Goiás. Com relação a análise das respostas à pergunta do vestibular pode-se observar que grande parte dos alunos utilizam do recurso de memorização ao invés de relacionar os conceitos químicos, sendo que isso pode ser o reflexo da estrutura de como o conteúdo em questão foi apresentado no livro didático e também como o professor prioriza os conceitos químicos. Desta forma, pode-se perceber que o processo de simplificação conceitual acaba por gerar um comprometimento do conhecimento cientifico.

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Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem