Participação de estudantes em atividades investigativas: a influência do ambiente escolar para a motivação

Autores

  • Ana Cláudia Kasseboehmer
  • Mara E. Ruggiero de Guzzi
  • Luiz Henrique Ferreira

Palavras-chave:

Método investigativo. Motivação. Ensino de Química

Resumo

Relatos de professores e pais de alunos afirmando que durante a vida escolar os estudantes perdem o interesse, a curiosidade e o prazer que demonstravam nas séries iniciais são comuns. Por outro lado, a natureza problematizadora de atividades investigativas contém elementos que tornam
interessante pesquisar o impacto de sua aplicação no perfil motivacional de alunos. A relevância de se estabelecer condições para o favorecimento da motivação intrínseca onde necessidades psicológicas inatas sejam favorecidas justifica-se por seu potencial para promover um ambiente escolar que
possibilite interações positivas e o processo de aprendizagem assuma significado para todos os envolvidos. Neste estudo de caso o método investigativo em aulas teóricas de Química apresentou potencial interessante para ensinar sobre natureza das Ciências e estimular a abstração do espírito científico, mas o predomínio de orientação motivacional extrínseca revelou a necessidade de rompimento com paradigmas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem