Contribuições das Tipologias de Walton para Análise de Argumentos em Contextos Científico e Cotidiano

Autores

  • Stefannie de Sá Ibraim
  • Paula C. C. Mendonça
  • Rosária Justi

Palavras-chave:

Argumento científico. Argumento cotidiano e Tipologia de Argumento de Walton

Resumo

Analisamos os argumentos expressos por estudantes de química do ensino médio em situações de entrevista e discutimos a viabilidade da ferramenta metodológica para análise de argumentos em contextos científico e cotidiano. Os argumentos foram categorizados conforme as tipologias de Walton e foi estabelecido consenso entre os árbitros. Nossos dados indicam que a natureza do esquema argumentativo está relacionada com o contexto no qual ele é estruturado e com a familiaridade do orador com o tema. Concluímos que a argumentação possui estreita relação com os conhecimentos prévios do orador e com o contexto no qual se desenvolve, ou seja, há diferenças entre os tipos de argumentos em
distintos contextos. Constatamos que as atividades de modelagem contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e do raciocínio científico, acarretando em melhorias na argumentação científica dos estudantes. Ressaltamos implicações do uso da ferramenta metodológica no contexto de sala de aula e para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem