Estudo de caso por meio de experimentação: uma atividade para o ensino de métodos eletrolíticos

Autores

  • Welington Francisco

Palavras-chave:

Estudo de caso, experimentação. Educação científica humanística

Resumo

O presente trabalho aborda a utilização de um estudo de caso como instrumento metodológico, aplicado em uma aula experimental da disciplina Fundamentos de Química Analítica II, aos estudantes do quinto período do curso de Engenharia Biotecnológica da Universidade Federal do Tocantins. A atividade envolveu a resolução de um caso sobre métodos eletrolíticos, intitulado ENSINANDO UM ESTAGIÁRIO A FAZER ANÁLISES..., usando a experimentação investigativa para resolvê-lo. A coleta de dados foi feita por meio da entrega de quatro relatórios, referente aos grupos montados na aula. Para a análise dos relatórios, considerou-se a capacidade dos estudantes de relacionar os conceitos científicos em uma abordagem humanística. Os resultados mostraram que os estudantes se preocuparam em desenvolver os textos direcionados para o estagiário, com o cuidado de explicar todos os conceitos científicos envolvidos e mantendo sempre um diálogo com o estagiário, proporcionando condições necessárias para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem