O Estágio como vivência de atividades diferenciadas

Autores

  • Priscila Afonso Rodrigues de Sousa
  • Simara Maria Tavares Nunes

Palavras-chave:

Docência. Estágio. Metodologia diversificada

Resumo

O Estágio de um Curso de Licenciatura é um momento para a consolidação da formação inicial, possibilitando a reflexão e permitindo ao licenciando o contato com situações que o aproximem da realidade de seu futuro campo de atuação profissional. Neste contexto, dentro da disciplina Estágio de Licenciatura 2, do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, realizou-se uma regência em três turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola pública da cidade de Catalão-Goiás, no período de março a junho de 2011. Neste período trabalhou-se com o tema químico-social “Minérios”. Para melhor compreensão da temática, trabalhou-se com os alunos em concomitância o conteúdo químico “Tabela Periódica”. Ao final constatou-se que a regência ao longo do Estágio possibilitou que tanto a licencianda quanto os alunos do Ensino Médio entrassem em contato com uma metodologia diferente daquela vivenciada rotineiramente no cotidiano escolar, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e do desenvolvimento de uma identidade crítica e autônoma pela licencianda.

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Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

EAP - Ensino e aprendizagem