Conflitos Temporais Em Uma Proposta Curricular Alternativa Para O Ensino De Química

Autores

  • Siméia dos Santos Cerqueira
  • Bruno Ferreira dos Santos

Palavras-chave:

Tempo escolar, Dispositivos

Resumo

No intuito de compreender quais as influências exercidas pelas questões temporais na concepção e execução de uma proposta alternativa no ensino de Química, realizamos uma análise de documentos referentes à construção de um projeto desenvolvido por uma escola pública. O tempo, compreendido nesta pesquisa como um dispositivo de controle, surge na escola articulando o cotidiano escolar e os seus “modos de fazer”. O projeto em questão parece ter sido construído de modo a enquadrar-se nos tempos escolares estabelecidos, articulando-se com o cotidiano por meio dos dispositivos temporais pré-existentes. Entretanto, para os sujeitos desta pesquisa, estes mesmos dispositivos cercearam a execução do projeto, dificultando a inovação de fato. Entender estes dispositivos pensando os tempos escolares como um constructo humano, bem como conhecer as “estratégias e táticas” utilizadas para driblar estes dispositivos, podem contribuir para a compreensão das contradições temporais que condicionam o ensino de Química, especialmente nas alternativas ao currículo tradicional.

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Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

CA- Currículo e avaliação na educação química