O Novo ENEM como instrumento de gestão e intervenção no sistema educacional: características de suas questões

Autores

  • Laís Basso Costa-Beber
  • Otavio Aloísio Maldaner

Palavras-chave:

Contextualização. Interdisciplinaridade. Eixos cognitivos

Resumo

Este trabalho é uma sistematização de parte da pesquisa desenvolvida em curso de mestrado, cuja Dissertação tem o título: “Reorganizações curriculares na conquista da educação escolar de melhor qualidade: expectativas acerca do efeito indutor do Novo ENEM”. Os currículos da Educação Básica são influenciados de forma significativa pelos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior Público, os quais vêm sendo substituídos pelo Novo ENEM. Com base nisso, investigou-se se as questões do Novo ENEM são coerentes com suas proposições teóricas, analisando o que elas avaliam. A metodologia baseou-se na ATD realizada a partir de questionários respondidos por professores pesquisadores da área de Educação Científica e/ou Química. Foram produzidas as categorias “Contextualização”; “Interdisciplinaridade” e “Eixos Cognitivos”. O Novo ENEM vem se consolidando como instrumento de indução de melhorias no currículo e na qualidade da Educação Básica. Porém, as questões da prova ainda não conseguem contemplar, suficientemente, todas suas características preconizadas teoricamente

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Publicado

2013-04-07

Edição

Seção

CA- Currículo e avaliação na educação química