Interações discursivas em aulas de química: especificidades do professor no desenvolvimento de situações de estudo

Autores

  • Fabiele Korte Ribas
  • Jaqueline Viana
  • Otavio Aloísio Maldaner

Palavras-chave:

Pedagogia da Pergunta.Ensino de Química. Significação Conceitual

Resumo

O trabalho relata resultados de investigações no desenvolvimento de Situações de Estudo no Ensino Médio. Analisam-se as muitas perguntas do professor, característica saliente dele. Deseja-se entender a natureza dessas perguntas e as razões por que são tão frequentes e recorrentes. Os dados foram produzidos a partir de videogravações. Evidenciou-se que o professor repetia perguntas e que as respostas dadas pelos alunos não eram satisfatórias e os conceitos para poder respondê-las foram introduzidos de forma tardia. Para interpretar os resultados, utilizou-se a ideia vigotskiana sobre a necessidade de introduzir os meios para compreender uma situação em estudo, no caso, os conceitos e sua evolução. Constatou-se que as ideias trazidas pelos estudantes não explicavam o fato trazido na SE e que o conhecimento escolar não acontecia de forma satisfatória. Conclui-se que o grande número de perguntas do professor, sem introduzir as palavras que vão se constituir em conceitos, mostrou-se ineficiente para promover a aprendizagem dos educandos.

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Publicado

2013-04-07

Edição

Seção

CA- Currículo e avaliação na educação química