Ensino de Química para Jovens e Adultos: contribuições curriculares a partir da elaboração e implementação de uma proposta didático-pedagógica envolvendo temas vivenciais

Autores

  • Lorenna Silva Oliveira Costa
  • Agustina Rosa Echeverría

Palavras-chave:

Currículo. temas vivenciais. jovens e adultos

Resumo

A necessidade de promover o aumento da escolaridade no Brasil faz emergir o debate sobre a Educação de Jovens e Adultos. Nesse âmbito, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão teórica das questões curriculares da EJA para o Ensino de Química tendo como referenciais autores da teoria crítica de currículo, como Michael Apple e Alice Lopes. Apresentaremos também uma proposta didáticopedagógica, baseada em Paulo Freire, com o tema vivencial “A química dos alimentos” para um curso naárea de alimentos na modalidade de EJA. A elaboração e implementação dessa proposta foi objeto de investigação. Observamos que com essa abordagem os jovens e adultos participaram mais das aulas. No entanto, ficamos diante de uma constante tensão dialética: ao mesmo tempo em queconscientemente valorizamos o cotidiano, queríamos superá-lo, por ele ser fetichizado e alienante e isso requer dos professores constante vigilância para não permanecer apenas no que os alunos já sabem.

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Publicado

2013-04-07

Edição

Seção

CA- Currículo e avaliação na educação química