Interesse em Química e sua construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades para a inserção/atuação social: um olhar dos alunos

Autores

  • Rafael Moreira Siqueira
  • Ludymilla Anunciação Cunha

Resumo

As Ciências da Natureza têm o papel de formar cidadãos críticos e atuantes, sendo seus conhecimentos necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades para o entendimento e intervenção em questões relacionadas ao mundo natural. A literatura apresenta o desinteresse dos alunos nas ciências, consideradas complexas e cansativas, devido ao típico caráter fragmentado e descontextualizado do ensino. Neste trabalho, pesquisou-se o olhar de alunos sobre o interesse em Química e sobre a construção de conhecimentos, competências e habilidades. Os resultados apontaram que Química é a ciência de menor interesse entre as Ciências Naturais, mas que tem importância no entendimento e atuação na realidade. Apesar disso, eles não se sentiam completamente inseridos socialmente com as competências e habilidades desenvolvidas, caracterizando os conhecimentos aprendidos como desnecessários e sem relação com o cotidiano. É necessária mudança na prática pedagógica em Química, para uma abordagem que dê mais significado e contexto aos seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-07

Edição

Seção

CA- Currículo e avaliação na educação química