Implicações do Novo ENEM em Escolas Estaduais de Curitiba

Autores

  • Nicole Glock Maceno
  • Orliney Maciel Guimarães

Resumo

DISCUTIMOS AS IMPLICAÇÕES DO NOVO ENEM PARA CINCO ESCOLAS ESTADUAIS DE CURITIBA ESCOLHIDAS COM BASE NOS RESULTADOS DE SUAS PARTICIPAÇÕES NESTE EXAME ENTRE 2005 A 2008. ENTREVISTAMOS SETE PROFESSORES DE QUÍMICA E APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO EM CENTO E CINQÜENTA E
TRÊS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. APÓS TABULARMOS OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS E CONSIDERARMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE MORAES E GALIAZZI (2007) SOBRE A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA PARA A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS, CONSTATAMOS QUE AS IMPLICAÇÕES DO NOVO ENEM NAS ESCOLAS SÃO VARIADAS, PORÉM, AS AÇÕES PERMANECEM ISOLADAS E COM ÊNFASE NA PREPARAÇÃO. APESAR DE CERTOS PROFESSORES CONSIDERAREM QUE O NOVO ENEM TEM INDUZIDO ÀS MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, UTILIZAM SUAS QUESTÕES A TÍTULO DE MOTIVAÇÃO, EXEMPLIFICAÇÃO OU TREINAMENTO DOS ESTUDANTES PARA OS EXAMES DE SELEÇÃO SUBSEQÜENTES. HÁ AINDA PROFESSORES QUE BUSCAM REPRODUZIR ESTE EXAME COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO AO INVÉS DE CONSTRUÍREM E REPENSAREM SEUS PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO.

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Publicado

2013-03-21

Edição

Seção

CA- Currículo e avaliação na educação química