Implicações do Novo ENEM em Escolas Estaduais de Curitiba
Resumo
DISCUTIMOS AS IMPLICAÇÕES DO NOVO ENEM PARA CINCO ESCOLAS ESTADUAIS DE CURITIBA ESCOLHIDAS COM BASE NOS RESULTADOS DE SUAS PARTICIPAÇÕES NESTE EXAME ENTRE 2005 A 2008. ENTREVISTAMOS SETE PROFESSORES DE QUÍMICA E APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO EM CENTO E CINQÜENTA ETRÊS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. APÓS TABULARMOS OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS E CONSIDERARMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE MORAES E GALIAZZI (2007) SOBRE A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA PARA A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS, CONSTATAMOS QUE AS IMPLICAÇÕES DO NOVO ENEM NAS ESCOLAS SÃO VARIADAS, PORÉM, AS AÇÕES PERMANECEM ISOLADAS E COM ÊNFASE NA PREPARAÇÃO. APESAR DE CERTOS PROFESSORES CONSIDERAREM QUE O NOVO ENEM TEM INDUZIDO ÀS MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, UTILIZAM SUAS QUESTÕES A TÍTULO DE MOTIVAÇÃO, EXEMPLIFICAÇÃO OU TREINAMENTO DOS ESTUDANTES PARA OS EXAMES DE SELEÇÃO SUBSEQÜENTES. HÁ AINDA PROFESSORES QUE BUSCAM REPRODUZIR ESTE EXAME COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO AO INVÉS DE CONSTRUÍREM E REPENSAREM SEUS PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-21
Edição
Seção
CA- Currículo e avaliação na educação química