Em cada homem começa e termina a humanidade - Nuno Grande e a força do querer

Autores

  • Eugénia Aguiar-Branco Figueiredo Fundação Eng. António de Almeida / Academia Portuguesa da História

Palavras-chave:

Nuno Grande - biobibliografia, Médico-cultural, Sociedade

Resumo

A presente comunicação desenvolve uma abordagem biográfica ao percurso científico e cultural de Nuno Grande, médico, professor universitário, investigador e cidadão interveniente. Importante salientar, para uma melhor contextualização do tema, que o trabalho apresentado assenta numa nova conceção da narrativa biográfica em consequência da evolução do próprio conceito. É esse o sentido mais profundo da expressão viragem biográfica – “biographical turn” – que tem sido proposta por diversos autores e com a qual nos identificamos. Há, hoje em dia, um interesse acrescido pelas biografias de intelectuais e cientistas no sentido de se compreender o universo mental em que decorrem as evoluções e as roturas do pensamento científico e o seu reflexo na sociedade. Por isso, esta apresentação poderá ser mais um contributo para o crescimento da narrativa biográfica. A expressão “nova biografia” é também convocada como símbolo de um novo paradigma, a captação do “homem comum” mas também o “homem múltiplo”, como nos diz Sabina Loriga. A identidade de qualquer individuo é plural, heterogénea, polimorfa. Nenhuma vida é linear e as narrativas que a procuram construir têm de conseguir dar conta da complexidade dessa trama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugénia Aguiar-Branco Figueiredo, Fundação Eng. António de Almeida / Academia Portuguesa da História

Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Livre do Porto (ULP). Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História. Diretora-geral da Fundação Eng. António de Almeida

 

Downloads

Publicado

2024-04-06

Como Citar

FIGUEIREDO, E. A.-B. Em cada homem começa e termina a humanidade - Nuno Grande e a força do querer. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 161–163, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60367. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA IV - Médicos-Cultural, Memória, Identidade e Patrimônio